domingo, 8 de maio de 2011

Atender bem é muito importante!

Certa noite, a poucos dias, apanhei o telefone e comecei a contactar alguns clientes, outrora selecionados. Um desses telefonemas foi para uma senhora em especial. Iniciei o dialogo apresentando-me e logo descobri que tinha uma oportunidade pela frente.
Bom, logo que informei qual era minha atividade profissional ela, educadamente escutou e pedindo licença da palavra, prontamente atendida, começou a contar um fato lamentável ocorrido tempos antes, quando alguém que ofereceu o mesmo tipo de serviço, e em quem ela confiou, deixou escapar a chance de fazer um atendimento profissional e pensou só em si.
Foi um momento dificil para ela, pois estava enfrentando problemas de saúde e isso a prejudicou financeiramente.
Foi um longo telefonema, porém repleto de ensinamentos que por uma razão ou outra podemos esquecer de pratica-los. Aqueles ensinamentos básicos que nossos pais nos dão, primeiro em casa e depois nos encaminham para a escola para aprimorar.
Aquela senhora, como já disse, foi uma oportunidade de lapidação e só depois de muito tempo é que percebe-se o valor de ser lapidado e poder atender bem a alguém.
Felizmente, para mim, e quem sabe para vocês que agora estão lendo esse relato, ela me autorizou visita-la. Eu queria apresentar-me pessoalmente e tentar obter dela, um sinal, fosse de aprovação ou de rejeição. Era um tudo ou nada. Veja bem, eu estava materializando nas lembranças dela a figura do pessimo profissional.
Foram dois dias de espera até aquele momento, confesso que estava ancioso, sem saber qual seria a reação daquela senhora. E podem acreditar minha anciedade estava fundamentada, pois assim que cheguei, com uma antecedência minima, em seu endereço lá estava ela no portão, aguardando-me.
Foi uma sensação incrivel, pois imaginar que seria avaliado a partir dalí, fugiu do meu imaginário, mas acreditem ela estava no portão e prontamente disse meu nome.
Eu recebi mais uma lição.
Ela então, fez questão de mostrar um pouco de sua casa e pessoas que por ali estavam, algo que considerei como uma conquista, pois iniciamos uma aproximação e quem trabalha com vendas sabe o quanto é importante isso.
Se o telefone fora longo, a visita também estendeu-se por mais de uma hora. Mais uma vez senti que havia sido pouco, que talvez pudesse ter tido um pouco mais de tempo e poder receber tantas outras perolas de sabedoria.
Mas o tempo, como mestre sábio e justo, fez com que aquele momento terminasse.

Aprendi e relembrei muitas coisas nessa oportunidade, coisas que há muito tempo temos deixado passar diante de nossos olhos e ainda acreditamos que não estamos perdendo nada.
Quando deixei a casa, levei comigo a autorização de realizar o serviço. Ótimo! Mas há algo que agora faz parte de mim e que me propus a receber, é isso que estou passando para esse texto de forma sintetizada, mas com a intenção de despertar para o fato de que atender bem é muito importante.
Boas Vendas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário